Irreversível, 2002.

Esta é sobre filmes!

Dos que assisti nos últimos anos, poucos se tornaram inesquecíveis.
Entre eles, destaco Irreversível, de 2002.
O filme do diretor Gaspar Noé tem uma história bem simples, mas mostrada de um jeito estarrecedor e único, fazendo com que o filme se torne 8 ou 80 : ame ou deixe-o.
A trama gira em torno do casal Marcus e Alex (Vincent Cassel e a lindíssima Mônica Bellucci). Depois de uma briga durante uma festa, Alex vai embora sozinha e numa estação de metrô é brutalmente espancada e estuprada. A partir daí, Marcus e seu amigo Pierre (Albert Dupontel) começam uma caçada atrás do sujeito que fez isso com Alex.
História simples, até previsível .. se não fosse a forma com que ela nos é mostrada:
O filme é contado de trás para frente .. nos primeiros minutos do filme nos é apresentada a cena em que Marcus e Pierre estão em uma boate gay e encontram o estuprador .. esta é uma cena violentíssima, repulsiva até: Pierre o ataca o estuprador com um extintor de incêndio, dando-lhe vários golpes no rosto, desfigurando o homem .. uma cena perturbadora e nojenta, aliada a música, que faz com que sintamos mais enjôo ainda.
Outra cena, esta uma das mais polêmicas, é a do estupro de Alex. A cena nos é mostrada sem cortes .. são aproximadamente 10 minutos de uma cena muito bem interpretada por Monica Bellucci, mas ao mesmo tempo, igualmente repulsiva.
O grande barato deste filme (para aqueles que resistirem às violentíssimas cenas) é ver como ele passa de repulsivo à amável. As cenas finais revelam a intimidade de um casal jovem e apaixonado, revertendo toda a ótica de violência apresentada anteriormente.
Desta forma podemos analisar como as pessoas oscilam .. como tem a capacidade de amar e odiar ao extremo.
O filme concorreu à Palma de Ouro do festival de Cannes e merece sim ser visto, pois já fez história no cinema e assisti-lo é uma experiência única.

Tamanho: 707 MB
Formato: Avi
Qualidade: DVDRip
Áudio: Português
Download: Megaupload